Foram encontrados 850 registros para a palavra: amplia

Comitiva pede ampliação da barragem de Ponto Novo em reunião

Uma comitiva liderada pelo secretário de Agricultura de Ponto Novo, Zenóbio José da Silva, foram recebidos em audiência pelo secretário de Relações Institucionais do Estado (Serin), Josias Gomes, para apresentar reivindicações para município. Entre os pedidos, está a ampliação da capacidade da Barragem de Ponto Novo, que atende o distrito de irrigação da cidade, onde atuam 145 agricultores familiares, além de pequenas e médias empresas. Com a obra, a capacidade de armazenamento de água da barragem pode ser aumentada em 30%, garantindo irrigação para os produtores de banana e o abastecimento dos municípios de Caldeirão Grande, Filadélfia, Senhor do Bonfim, Andorinhas, Itiúba, e Jaguarari.

O secretário de Agricultura também ressaltou o pedido para estender o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) para a zona rural, alcançando cerca de 2,5 mil pessoas em 11 comunidades. "Solicitei, ainda, a construção de 120 sanitários domiciliares para 3 assentamentos comunitários: Várzea do Morro, Varginha, Várzea do Poço, no Distrito de Barracas – onde também reivindicamos a implantação de um colégio estadual", informou Zenóbio Silva...

Com ampliação de atrações sem corda e mais investimento em segurança, índices de violência têm redução no Carnaval da Bahia

As forças de segurança estaduais deram por mais um ano a prova de que talvez seja a única polícia no mundo capaz de controlar dois milhões de foliões por dia nos três circuitos do Carnaval de Salvador - Dodô, Osmar e Batatinha -, além das festas em bairros e em cidades de grande porte do interior da Bahia.

O esquema de segurança pública para o Carnaval deste ano registrou diminuições de 16,7% nas tentativas de homicídios (cinco em 2016 e seis em 2015), de 6,9% nas lesões corporais (176 registros neste ano contra 189 em 2015) e de 3,5% nos roubos numa comparação com a festa de 2015 (110 casos em 2016, contra 114 no ano anterior). Os dados são relativos ao período das 19h de quinta-feira (4) às 7h desta quarta (10). ..

Secretário explica na imprensa sobre ampliação dos serviços de Ortopedia em Juazeiro

Os serviços de ortopedia serão distribuídos nas urgências do Hospital Regional de Juazeiro, UPA e no Hospital do Trauma no município vizinho de Petrolina/Pe. Foi o que explicou o secretário de Saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra durante participação nas emissora de rádios da cidade nesta terça-feira, 2. “Ampliamos os serviços de atendimento na área de ortopedia no município e intensificamos o convênio com Hospital Universitário, que não tem problema com insumos e entramos com nossos profissionais. Estamos montando uma equipe de ortopedia em urgência na UPA, e o Hospital Regional também passará a atender, inclusive com ótima estrutura e UTI”, informou. 

O secretário ressaltou que a SOTE é referência na macrorregião em ortotraumatologia e foi a mesma que não teve interesse em trabalhar com a tabela SUS. “Não podemos forçar o prestador a atender pela tabela SUS. A SOTE tem poder de resolutividade, porém esta partindo dela não atender pelo SUS, e nós entendemos, porque empresarialmente falando, nenhum hospital hoje, se não tiver convênio para dar um suporte, não se mantém, por isso quer atender pela tabela diferenciada. Dentro da capacidade financeira de Juazeiro pagávamos 240 mil a SOTE, agora iremos otimizar o recurso e reduzir os custos”, explicou Dalmir Pedra...

Secretaria amplia serviços de ortopedia em Juazeiro. SOTE só atenderá os pacientes com cirurgias eletivas/agendadas

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que os serviços de atendimento em Ortopedia no município serão reorganizados e ampliados, a partir desse mês de fevereiro. Na próxima quinta-feira (04), O Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada – SOTE vai atender apenas os pacientes com cirurgias eletivas/agendadas. 

Ampliando o acesso e melhorando os serviços, o Hospital Regional de Juazeiro também passará a atender a área ortopédica, dispondo de UTI. Outra parceria firmada pelo município foi com a Univasf, dentro do Termo de Cooperação Técnica com o Hospital Universitário, fortalecendo o atendimento da saúde na região, qualificando os serviços nas áreas de ortopedia, traumatologia e anestesiologia no Hospital...

Câmara de Conciliação da Facape amplia assistência jurídica à população

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) vem ampliando a assistência jurídica à população a cada ano. Em 2015, o projeto – realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) – registrou mais de 900 atendimentos.

A CCMA está no quinto ano de funcionamento e foi criada com o intuito de promover conciliações e mediações extrajudiciais para a população. Além de o serviço ser gratuito, não é necessário o acompanhamento de um advogado para fazer um pedido de conciliação. Através da Câmara, problemas como divórcio, dívidas, guarda de crianças, pensão alimentícia e ordens de despejo podem ser resolvidos de forma consensual e sem processos judiciais, de maneira mais rápida.

Os atendimentos são realizados por alunos e professores do curso de Direito da faculdade e por uma conciliadora. Os procedimentos mediados são enviados ao tribunal, onde o juiz homologa a decisão. Em 2015, a Câmara teve 220 acordos homologados. A CCMA está localizada no campus da Facape e voltará a realizar atendimentos após o recesso, a partir do dia 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h...

Isaac fecha acordo com Estado para ampliar serviços de Saúde

Em reunião na Secretaria Estadual de Saúde, na tarde desta terça-feira (12), o Prefeito Isaac Carvalho conseguiu que o Governo do Estado participe da ampliação dos serviços de ortopedia prestados pelo Hospital Sote. Ficou definido que a Sote passa a ampliação as cirurgias ortopédicas a partir do próximo dia 4 de fevereiro. Isaac estava acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, o Secretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara. Pelo hospital Sote participaram o Diretor Médico, Roberto Filho e a diretora Administrativa, Lélia Galvão.

O representante da secretaria estadual de Saúde, Mateus Simões, deu garantias de que as urgências que serão atendidas pelo Hospital Regional de Juazeiro, pela UPA e pelo hospital do Trauma. Com essas providências o hospital Sote vai poder ampliar as cirurgias ortopédicas e vai poder dar vencimento à demanda reprimida de cirurgias eletivas. ..

Programa Caravana da Saúde amplia atendimento à população em sua segunda edição

O programa ‘Caravana da Saúde’, um sucesso no bairro Tabuleiro com 500 atendimentos em sua primeira edição, seguirá nesta quarta-feira (13) para a comunidade de Maniçoba. Uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, Promatre e agora também com o SESI, além do envolvimento de toda a estrutura de governo.

Serão ofertados serviços de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, cirurgião geral, ultrassonografia, eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais. O programa é direcionado à reestruturação da rede de assistência de forma progressiva e visa à redução das filas de atendimento em todo município. Durante a ação o ônibus do programa ‘Crack é Possível Vencer’ também estará presente com atividades educativas sobre drogas ilícitas e educação no trânsito. A Unidade Móvel – Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS estará realizando o recadastramento do Número de Informação Social (NIS)...

Seca provoca ampliação do rodízio em Serra Talhada

O sexto ano consecutivo de seca no Nordeste tem levado a Compesa a estudar e planejar a utilização  dos recursos hídricos disponíveis a fim de preservar os seus mananciais por mais tempo e garantir a distribuição de água à população. A ausência de chuvas em novembro e dezembro, meses onde comumente ocorrem precipitações pluviométricas no semiárido pernambucano, a cidade de Serra Talhada, localizada no sertão do Pajeú  por exemplo, terá o calendário de distribuição alterado a  partir do próximo dia 12, em virtude do nível da barragem de Cachoeira II, que encontra-se  com  12,8% da sua capacidade.

Segundo o gerente Regional do Pajeú, Luciano Freitas, a falta de chuvas e mediante as previsões pouco otimistas para este ano, a Compesa precisou ampliar o período do rodízio na cidade com o objetivo de evitar o colapso do manancial. Hoje, Serra Talhada tem um calendário de seis dias com água e um dia sem produto. Com a alteração do revezamento, o município ficará um dia a mais sem  água, passando para o regime de dois dias sem água e cinco dias com. A Compesa dividiu o município em  três setores de abastecimento, de forma que toda a cidade consiga receber água de forma equitativa. "Tínhamos esperança de chuvas  nestes dois últimos meses, fato que não aconteceu. Assim, mesmo economizando o manancial Cachoeira II, a vazão da barragem foi reduzida e preferimos ampliar o calendário e garantir água para a cidade por mais tempo", observou o gerente. ..

Prefeito Isaac se reúne com secretário estadual de Saúde e trata da ampliação do atendimento em ortopedia

O principal objetivo da reunião de Isaac Carvalho com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas – ocorrida nesta terça-feira, 5, em Salvador – foi tratar da ampliação dos serviços de atendimento em Ortopedia no município. De acordo com o Prefeito, o aumento de acidentes com motocicletas ocorridos na cidade acabou saturando a demanda da SOTE.  Diante do quadro, o município se movimentou fechando parceria com a Univasf, levando alguns serviços para o Hospital Universitário.

Visando ampliar ainda mais a oferta de atendimento para a população, a Prefeitura de Juazeiro buscou mais uma parceria com o Governo do Estado para que o Hospital Regional também passe a atender a área ortopédica. A SOTE vai atender aos pacientes com cirurgias eletivas/agendadas...

Vigilância Epidemiológica do Estado amplia atenção para doenças no verão

 
Juntos, o verão, período de férias, festas e alta estação turística mudam a dinâmica de circulação e aglomeração de pessoas nos espaços públicos. Com isso, também é preciso redobrar a atenção para doenças e agravos que costumam ter maior incidência neste período do ano. Dengue, febre chikungunya e zika vírus são casos que já estão no foco da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), mas outras ameaças à saúde completam o conjunto de doenças às quais as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento são direcionadas. 
 
Durante todo o ano e especialmente nos períodos de festas, a Suvisa recebe notificações sobre a ocorrência de doenças e, nos casos necessários, investiga possíveis surtos, que podem ocorrer por transmissão alimentar, hídrica ou infecções virais e bacterianas. A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cácia Aguiar, orienta sobre os cuidados que moradores e turistas precisam ter com a alimentação.
 
"Nesse período, em seus passeios, as pessoas devem ter cuidado com o que consomem, para evitar os surtos de diarreia e de doenças de transmissão alimentar. É [preciso] verificar o local que você está comendo, a limpeza, a organização do ambiente e se a pessoa que está te servindo também está tomando as medidas de higiene", alerta a diretora da Suvisa. 
 
No caso das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, Ita de Cácia explica o motivo dos cuidados serem maiores nesta época. "Este período é próprio para o desenvolvimento do mosquito, pois tem a água, por causa das chuvas, e o calor. Então tem o aumento dos mosquitos. Nós estamos alertando a comunidade e o serviço publico, que está fazendo sua parte também, de evitar os criadouros, para que não tenhamos uma epidemia dessas três doenças a partir de janeiro de 2016". 
 
Da prevenção ao tratamento
 
A médica infectologista e diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, destaca a importância do trabalho de vigilância epidemiológica e, em especial, a atuação estratégica do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), que concentra a realização de exames de diagnóstico das principais doenças infectocontagiosas. 
 
"A gente tem como referência o Lacen, que fica num plantão nessas festas para colher exames e dar diagnósticos dessas doenças que estão ocorrendo agora. É muito importante os médicos solicitarem a presença do Lacen para fazer esse tipo de coleta e até descobrir alguma coisa nova que está chegando. Os turistas não têm apenas o risco de adoecer, mas também de trazer doenças", explica Ceuci. Para os casos de suspeita, a orientação é que as pessoas procurem assistência médica, disponível inclusive nos locais de realização das grandes festas do verão. Nas ocorrências de maior complexidade, os postos de saúde devem encaminhar os pacientes para o Hospital Couto Maia, referência no tratamento de doenças infecciosas e parasitárias.
..